As noites em Angola #2.21

Este fim-de-semana foi recheado de boa disposição. Eu fui apelidada de branquinha. Diziam que era ou angolana, ou mulher africana, ou europeia, ou branca.
O jantar foi feito em casa delas e eu não podia mexer uma palha.
Ai.. que estás a fazer? Branquinha não lava louça! Jantar está pronto, branquinha já quer comer? só pomos a mesa quando a branquinha quiser comer.  (tentar ler com sotaque angolano)
No fim da noite, no Dom Q., fui considerada africana por aguentar a noite toda a dançar. fui considerada quase europeia por beber gin tónico como quem bebe água. Porque africano aguenta a festa até o sol aparecer. E europeu bebe muito e não faz cenas como africano.

Hoje iámos à praia pelo meio-dia! Elas não conseguiram despachar-se. Teve que ser a europeia a ir lá a casa acordá-las. :) E uma hora depois, já no carro diziam-me: branquinha boa! No tempo do colono, branca não esperava por negro nem branca conduzia negro. 
Em conversa sobre a minha experiência no Roque disseram-me que tenho sangue africano, para pouco depois, ao mergulhar na praia dizerem que afinal tenho sangue europeu. Elas achavam que a água estava muito fria!
Aqui sou de tudo. Até fotogénica.  
Dados da foto:
Autor: Marcelina (mas já adaptada por mim)
Data: 17-Julho-2010
Praia da Ilha de Luanda, Angola

3 comments:

  1. Estas crónicas estão uma delícia! Tal como parece estar a água. Este fim de semana fui a Porto Moniz e tremi de frio. E, como sabes, o meu Pai andou por África... :)

    ReplyDelete
  2. O meu esteve em Moçambique, na tropa!
    O irmão mais velho da minha mãe esteve cá em Angola! E tenho falado muito com ele sobre os locais!

    E como está o tempo na Madeira? Vou aí de 30 a 3 de Agosto. Visita de médica!
    Espero que esteja tudo bem contigo.
    Jinhos,

    ReplyDelete
  3. O meu Pai também em Moçambique. Por isso nunca mais usou mangas curtas. Não havia calor suficiente por cá. :)
    Está magnífico o tempo, do lado de cá. quando vieres diz alguma coisa. Jantamos ou assim.
    Beso.

    ReplyDelete