As noites em Angola #2.24

(Pequenos pormenores sem a mínima importância)
Música  
As letras das músicas angolanas são sui generis. São pequenos diálogos com batida. 
Os DaWeasel são venerados cá. O som deste grupo de Almada é alvo das maiores festas quando passa nas discotecas.  Os Angolanos adaptam toda a música brasileira e portuguesa de maior sucesso ao som da kizomba. As músicas que passam nas discotecas não diferem muito das europeias. Apenas colocam mais kizomba, tarrachinha e dança do melindro. 
Os manuais de procedimentos
Como a grande maioria da classe trabalhadora é semi-analfabeta, as organizações apostam imenso na formação dos seus empregados. Como muitas dessas pessoas estão formatadas a funcionar com base numa causa - evento, já apanhei situações muito engraçadas, como:
  • Eu: Queria uma tosta de queijo!
    Angolano: Não tem de queijo! Só mista!
  • Eu: é um batido, s.f.f.
    Angolana: não tem batido
    Eu: então, pode ser um sumo de laranja natural
    Angolana: não tem sumo, quer batido?
    Eu: ??? 
  • Eu: é uma fahita e um sumo.
    Angolana: ao ver-me mexer nas notas não temos troco para sumo. Só para a fahita.
    Eu: mas, se eu pagar tudo com a nota de 1000kwanzas tem que me arranjar troco. 
    Angolana: não, dê-me a de 500 e vá comprar a gasosa ali ao lado.
Futebol
Angolano gosta de futebol. Cá o campeonato chama-se GiraBola mas, acompanham com rigor tudo o que se passa no país ex-colonizador. É enorme a paixão pelo SLB. :(  Os jogos do mundial eram sagrados. Tão sagrados ao ponto de me avisarem que não devia marcar reuniões para horas de jogo.
  • Angolana: Mas queres marcar a reunião para amanhã a essa hora? Será que alguém estará a trabalhar?
    Eu: Porquê é feriado?
    Angolana: Se marcares reunião vai haver maka. Há jogo do mundial.
Estatuto
Recentemente desci de estatuto! Hoje chamaram-me de mulata! Para os negros passar de branco para mulato é baixar de qualidade. Para mim é indiferente! No tempo do Savimbi, uma época hitleriana mas ao contrário, os perseguidos eram os brancos e os mulatos. A raça que deveria sobreviver era a negra!  A negra, negra! Se tivesse vindo a Angola na época do Savimbi, no inverno teria sido queimada dentro de um pneu e no verão teria sido violada e depois morta. Assisti a uma discussão acesa sobre o estado da nação. Que seria desta Angola se Savimbi não tivesse sido traído? Por cá dizem que foi traído e bem traído. Que seria dos brancos e mulatos de Angola? Angola seria um Ruanda? A luta pelo poder entre os partidos MPLA, Unita e FNLA já foi mais sangrenta.
Beleza
Disseram-me que a mulher angolana bonita é de Benguela. Os homens angolanos são lindos mas são lindos/falsos. Sabem como encantar uma mulher. Mas, 'homens pessoas' com pacote todo já não há. Como dizem as minhas camaradas, a crise também já chegou a Angola. Eu como vim cá em trabalho gosto do que vejo.
A Internet
O acesso é lento. Passo imenso tempo a ler os meus rss. Gestão de tempo é algo que cá ganha uma nova dimensão. Só para terem noção, para conseguir resolver o problema do meu ipod, o download do upgrade do Ipod demorou uma noite inteira. Já consegui pô-lo a dar som apesar de não dar imagem. E depois há aqueles casos engraçados, como quando tento aceder ao site da infopedia, sou reencaminhada para a pluraleditores. Faço pesquisa sobre a palavra e sou imediatamente reencaminhada para a página da infopedia com os resultados.
Telemóveis
O meu telemóvel é desbloqueado de operador. O BB foi o anfitrião do cartão SIM angolano. O meu número pessoal passou para um nokia antigo e o da empresa nem se mexeu. Três telemóveis. Andava com três telemóveis e nenhum deles tinha acesso a dados. A satisfação do vício e da dependência da net era só consumida em casa. Antes de sair de Lisboa carreguei o TMN com 50€ e tenho neste momento 8€ de saldo. Poupadinha, não sou? Não!!! Não sei quanto gastei no telemóvel do trabalho. De certeza que devo ter ultrapassado o plafond. Devo receber uma factura em casa para depois colocar em despesas de projecto as chamadas realizadas dentro da VPN empresarial. O número angolano foi o mais usado, para receber chamadas,  para fazer chamadas para números de cá e para enviar sms. E usei o skype. Sou uma mujimbeira / bilhardeira.

As razões do regresso das enxaquecas 
Além das vacinas que tive que levar para poder cá entrar em Maio, tenho que tomar sempre um comprimido por cada semana que cá estou. O Mephaquin. O Mephaquin é um medicamento usado para o tratamento da Malária causada por patogéneos que são resistentes a outros agentes anti-maláricos, para a prevenção (profilaxia) da malária. A rotina de tomar uma vez por semana para a prevenção da malária deve ser iniciada uma semana antes de entrar na região onde a malária é endémica. Após sair de Angola tenho que tomar o comprimido por mais 4 semanas. O comprimido é uma bomba química. Um dos efeitos secundários é a dor de cabeça. Como eu raramente tenho dores de cabeça e tenho sim enxaquecas, acho que elas voltaram porque nos últimos três meses só estive uma semana sem tomar o Mephaquin. 
A pensão  

Na primeira vez que cá estive tive que sair da pensão e ir para um hotel no meio do nada. Desta vez só tive que mudar duas vezes de quarto. Estive no 25, uma semana depois mudei para o 13, uma semana depois mudei para o 24 até hoje.  As reservas são numa folha excel e não sei, sinceramente não sei se é falha na comunicação ou se são eles que procuram sempre ter novos hóspedes, mas a minha reserva esteve inicialmente só até dia 10, depois até dia 30, depois até dia 20, e depois de eu andar com eles a ensinar mais fórmulas no excel, ficou confirmada até dia 23.  
A Língua
Kimbundu é apenas uma das 4 línguas oficiais de Angola.
Ouço sons que me são conhecidos, ouço adaptações da língua portuguesa com os dialectos tribais. Ouvi uma verdadeira preciosidade: 'oh minha caralhíssima'. 
Com o devido respeito pela autora, quando tudo o que escrevi, até ao tópico anterior, desapareceu, disse palavrões e dei por mim a usar a frase da senhora. Consegui recuperar o post e decidi acrescentar o tópico da Língua. A palavra é chique. E angolana adora-se mostrar (mas este assunto seria outro post).

3 comments:

  1. Estou a gostar muito das tuas reportagens de Angola - e está-me a dar vontade de ir fazer turismo aí!

    e pst, se poderes, quando voltares põe fotos dos panos do Roque, adoro tecidos africanos!

    ReplyDelete
  2. Combinadíssimo!
    Já os tenho na mala. Tiro no sábado fotos aos panos!

    Irias adorar os panos! Tanta variedade e baratíssimos! 200kwanzas, menos de 2€ um pano!
    Mas, tb os há caros! MAs, de uma qualidade muito superior e com desenhos fabulosos.
    Obrigada pela Visita! Tenho visto o vosso projecto dos 365. ;) Mto bom!
    Jinhos.

    ReplyDelete
  3. ahah Adorei os diálogos com os senhores do café. Decididamente tenho que ir aí!

    beijinhos e aproveita muito :)

    ReplyDelete