Dos livros: Wuthering Heights (O Monte dos Vendavais)


Devia ser proibido ler livros desta qualidade aos 15 anos. Não damos tanto valor às palavras e não percebemos determinados gestos. Lembro-me de o ter lido e ter achado o livro enfadonho.
Hoje, 
ao re-ler Wuthering Heights para o Clube de Leitura Bertrand Jane Austen deparo-me com verdadeiras pérolas, que aos 15 anos passaram-me ao lado, tal como. 

I know by instinct, his reserve springs from an aversion to showy display of feeling - to manifestations of mutual kindliness. He'll love and hate equally under cover, and esteem it a species of impertinence to be loved or hated again. 






3 comments:

  1. Não podia estar mais de acordo, certos livros precisam de uma maior maturidade para serem entendidos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Madrigal, Obrigada pela visita e pelo comentário. ;)

      Acredito que sim, que só com a experiência/maturidade conseguimos dar valor e entender pequenos pormenores. Este livro está a ser uma nova descoberta. E eu achava que o tinha na memória, mas a memória enganou-me.
      Desta vez estou a gostar imenso.

      Delete
  2. Nem acho que devesse ser proibido... Acho é que devia haver a obrigatoriedade de reler todos os títulos importantes quando tivéssemos pelo menos o dobro da idade. Sinto que foi importante ler certas coisas naquela altura, fundamental mesmo para criar o gosto pela leitura de literatura de qualidade, mas que precisava de ter tempo para agora a elas voltar como fizeste nesse caso. E muitas das vezes até é uma boa desculpa ter agora acesso aos originais (fi-lo com o Blade Runner e é todo um novo livro...).

    ReplyDelete