Literatura Madeirense

No meio de umas ponchas e em conversa com a O., esta falou-me num Plano Regional de Leitura. Fiquei entusiasmada. Peguei na lista dela e decidi ler um livro dos mencionados.

1. Contos de Embarcar de
Lília Mata.
Foi complicado de arranjar um exemplar deste livro. Esgotado em todo o lado, só o conseguimos arranjar graças à fantástica senhora, que não ficamos a conhecer, da Biblioteca Municipal de São Vicente e à amabilidade da senhora secretária do Departamento da Cultura da Câmara Municipal de São Vicente.

2. Alguns anos depois de Joana Homem da Costa.
Ofereceram-me no Natal, pois já tinha mencionado entre-dentes a um tio, que o queria. :)

Qual aconselho a ler?
Definitivamente o 2º.

O 1º é fraquinho, são mesmo pequenos contos sobre a emigração madeirense na 1ª metade do século XX. Sei que é aconselhável para o 2º ciclo, mas eu no 2º ciclo já tinha lido o livro com o qual achei este livro muito parecido:
3. Saias de Balão do Ricardo Jardim.
Livro que guardo com muito carinho, pois a minha mãe fez-me herdeira do livro autografado que possuía. :)


Tenho só o 2º e o 3º para empréstimo. o 1º foi lido a meias com a O. e ela ficou com o livro. :)


Tenho que pegar em todos os livros mencionados na lista, alguns já os li, mas há muitos, que para mim, são completamente desconhecidos.
P.S. - A Fnac Madeira tem um secção dedicada só a escritores madeirenses. Tenho que lá ir mais vezes. ;)

No comments:

Post a Comment