Livro: Uma Casa na Escuridão


Uma Casa na Escuridão by José Luís Peixoto
My rating: 4 of 5 stars


Apesar do avanço que dei inicialmente, demorei a acabar. 
Devo dizer que andei perdida e até encontrar novamente o rumo da história.

Inicialmente achei a história interessante e positiva, mas depois... 

Depois, acho que o Peixoto quando escreveu isto estava doido da cabeça, e apesar de ter gostado do livro não o recomendo a leitores sensíveis. A parte da mutilação, a parte da ida ao cemitério e desenterrar 'um corpo', tudo muito mórbido. Principalmente quando estava a ler o livro quando soube da notícia do meu irmão. Gosto de leitura negra. mas muitas cenas do livro foram exageradas. 
Apesar de tudo, é um livro que merece ser lido.
 
"Nas palavras escritas tocávamo-nos realmente.Como duas pessoas sobre a terra. Nas palavras, existiam os nossos olhares enternecidos. Dentro de cada uma das palavras, existiam mil palavras, e também cada uma dessas mil palavras tinha dentro de si mil palavras. E mesmo essas palavras que existiam dentro de outras palavras eram enormes, (...). Nas palavras escritas, éramos possíveis. O nosso amor. Tudo. O mundo. (...)"

"(...)perguntou música? que é isso? A dona do palácio ... tentou explicar que era uma coisa mágica, que eram sons mágicos que se faziam com instrumentos. (...) que era uma coisa que se ouvia. (...) uma coisa mágica, uma coisa que nos encanta, que nos deixa enternecidos, sons bonitos, mais bonitos do que algum som que já tenha sido ouvido."



No comments:

Post a Comment