Livro: Dália Azul Ouro Negro - Viagem a Angola de Daniel Metcalfe


Sinopse 

Desde 2002, após 27 anos de uma horrífica guerra civil, Angola mudou drasticamente. O enorme crescimento económico, sustentado pelos lucros do petróleo, trouxe um maciço investimento externo e criou uma nova aristocracia, fabulosamente rica, extraordinariamente açambarcadora, transformando Luanda na segunda cidade mais cara do mundo. Um país de contrastes: ao enorme exército e à sede de poder contrapõe-se a triste realidade de uma população mergulhada na mais profunda pobreza, graças ao saque das riquezas nacionais por um punhado de angolanos. Daniel Metcalfe envolve-se nesta intensa realidade e atravessa Angola de lés a lés. Caminha lado a lado com o povo angolano, fala com chefes tribais, trabalhadores petrolíferos, mineiros e crianças de rua."Dália Azul, Ouro Negro" é uma crónica da história de Angola, em que não faltam pirataria, escravatura, a lendária rainha Ginga e até monges capuchinhos. País-símbolo de um ponto de viragem histórico, em que África se impõe ao mundo desenvolvido sem, no entanto, resolver as graves contradições que a afligem, Angola permanece indecifrável aos estrangeiros. É essa barreira que Daniel Metcalfe consegue superar. 

Minha opinião
Sobre a Angola Actual, uma escrita realista, um olhar crítico e sincero, sobre os trabalhadores dedicados, humildes e com sede de aprender, fala sobre aqueles que não querem saber de nada e que acham que os 'estrangeiros' é que devem fazer tudo.
Fala também sobre a falta de respeito, as fraudes, a corrupção, a ilusão de que a cor branca é sinal de dinheiro, as intoxicações alimentares, os mosquitos, o trânsito, mais uma vez a falta de respeito pelas regras e o que se sente diariamente,a ingratidão quando se ajuda. Está tudo neste livro, que depois de começar não se consegue deixar de lado.

Dália Azul Ouro Negro - Viagem a Angola by Daniel Metcalfe
My rating: 4 of 5 stars

No comments:

Post a Comment