Livro: Além Tejo


Sinopse
Além Tejo é uma fascinante saga familiar, uma deliciosa história de amor e um testemunho vívido do Portugal amordaçado pela ditadura e o obscurantismo. Estamos na década de cinquenta e a família de António do Couto Maia deixa Lisboa para se fixar em Moura, no Alentejo. A decisão é do chefe de família e surpreende tanto a mulher como as filhas, que não compreendem o que leva um homem de meia-idade a abandonar subitamente a sua confortável vida na capital para mergulhar num Alentejo desconhecido. É através do olhar inquiridor de Isabel, a filha mais velha, que assistimos ao conflito entre dois mundos: o da cidade, representado pelos recém-chegados, e o mundo rural, que os recebe com desconfiança. Inicialmente atraída pela beleza da vila alentejana, a jovem é confrontada com a prepotência dos senhores e com a miséria dos camponeses, num lugar onde qualquer tentativa de mudança é imediatamente esmagada. O seu sentido de justiça leva-a a colidir com Eduardo Leôncio Teles, o herdeiro da maior fortuna da região, iludindo, assim, a forte atracção que sente por ele. Ao mesmo tempo, Isabel envolve-se nos acontecimentos da vida rural, enquanto tenta descobrir o segredo que levou o pai a esconder-se no Alentejo, arrastando a família para uma existência tão difícil. 


Minha Opinião

Gostaram de Norte e Sul de Elizabeth Gaskell ?
Gostaram de Orgulho e Preconceito de Jane Austen?
Então vão adorar esta história passada em Portugal entre 1952-1954, que relata um país em crescimento, onde uma sociedade que tem medo de mostrar os seus ideias e convicções está debaixo do olho da PIDE. 

Se ao lerem sentirem-se transportados para cenas do livro de P&P (como a subida de Isabel para a carruagem), ou cenas do livro de N&S, como Isabel conhece Eduardo, não é pura coincidência, a escritora admite mesmo paixão por ambas obras e nota-se a sua influência no desenrolar da história que está muito bem adaptado à realidade histórica Portuguesa.
Lido num instante, este é o tipo de livro que merecia/merece mais divulgação.
 

Foi-me recomendado pela Eva do Clube de Leitura Bertrand.

 
Além Tejo by Catarina Araújo
My rating: 4 of 5 stars


2 comments:

  1. Escapou-me este critica quando fiz a actualização do Portuguese HF Challenge mas vai aparecer já na próxima. Ainda por cima que sendo eu fan do P&P e do N&S não vou resistir a adicionar este á minha lista de titulos para o challenge.

    Muito obrigada pela partilha!!

    ReplyDelete