Day 27 - The most surprising plot twist or ending


Jodi Picoult - My Sister's Keeper
A maioria dos livros que leio é em inglês e raramente me identifico com o título em português. Este é um desses livros. Este também é um dos livros que mais me surpreendeu, pela escrita, pelas personagens, pela sinceridade. Adorei e chorei.
Sinopse:
Os Fitzgerald são uma família como tantas outras e têm dois filhos, Jesse e Kate. Quando Kate chega aos dois anos de idade é-lhe diagnosticada uma forma grave de leucemia. Os pais resolvem então ter outro bebé, Anna, geneticamente seleccionada para ser uma dadora perfeitamente compatível para a irmã. Desde o nascimento até à adolescência, Anna tem de sofrer inúmeros tratamentos médicos, invasivos e perigosos, para fornecer sangue, medula óssea e outros tecidos para salvar a vida da irmã mais velha. Toda a família sofre com a doença de Kate. Agora, ela precisa de um rim e Anna resolve instaurar um processo legal para requerer a emancipação médica - ela quer ter direito a tomar decisões sobre o seu próprio corpo.
Sara, a mãe, é advogada e resolve representar a filha mais velha neste julgamento. Em Para a Minha Irmã muitas questões complexas são levantadas: Anna tem obrigação de arriscar a própria vida para salvar a irmã? Os pais têm o direito de tomar decisões quanto ao papel de dadora de Anna? Conseguimos distinguir a ténue fronteira entre o que é legal e o que é ético nesta situação? A narrativa muda de personagem para personagem de modo que o leitor pode escutar as vozes dos diferentes membros da família, assim como do advogado e da tutora ad litem, destacada pelo tribunal para representar Anna.

4 comments:

  1. Adorei o twist, primeiro porque gosto de twists e depois porque, na minha opinião, é o melhor fim para a história.
    No filme, não existe twist e acaba de forma previsível (para quem não leu o livro).

    ReplyDelete
  2. Sim, acaba por ser o melhor fim para a história. E este livro ao ter este fim, que acaba por ser ideal, tornou-o num dos livros mais interessantes desta escritora.

    Mas, raios se não choca o fim do livro.
    Do filme não gostei! Talvez por isso mesmo.

    ReplyDelete
  3. sem tentar não me spoilar....não li os vossos comentários....ando para comprar esse livro.... mais um para a whislist!

    ReplyDelete
  4. Cissa, não vejas o filme.
    Lê o livro.

    ReplyDelete