Ser madeirense

Existe um homem que me envergonha por cada palavra que diz.
Tenho vergonha de pertencer a um povo que liga tanto à aparência e à posse, que acha o máximo poder usar porsches em vias-rápidas, roupas de marca e que é conflituoso e que culpa sempre os cubanos.

Estou cansada de me identificarem com o AJJ. Ele não é exemplo para os madeirenses nem para ninguém. Entristece-me que pela pequenez da ilha e por ele dizer tudo o que pensa seja idolatrado por pequenos e graúdos. Os pequenos que pertencendo à "geração morangos" conseguem perceber o que ele diz porque há caralhadas no meio. Os graúdos que na falta de melhor nunca lutaram por nada e sempre viveram à custa dos apoios da CEE (como ainda dizem em certas zonas da ilha).

Estou cansada de tentar mostrar que há muitos madeirenses que querem mais e melhor.
Se é necessário cortar com verbas, que se corte.
Se é necessário eleições antecipadas, que haja.
Se é necessário rolar cabelas, que rolem.
Se é preciso pagar imposto que paguem. É necessário acabar com tantos benefícios.

Mas, por favor, deixem de pensar que o AJJ fala por todos os madeirenses.

"(...)A barreira que temos de ultrapassar é a do nosso pensamento pequeno e confinado a uma sala de estar que não aceita o risco... Autonomia, internacionalização, globalização, desenvolvimento económico e social são conceitos interessantes que precisam de doses de criatividade e de risco para serem uma realidade na nossa terra. Quando efectivamente quisermos ir mais além depressa confirmaremos que as birras e os amuos, que parecem crescer exponencialmente em sectores representativos da sociedade, não passam de alimento para a falta de vontade e de coragem de ir além. O tempo de voltar a ser madeirense arrojado é hoje. " in Astrisco Comunicar.


.P.S. - Tirei o Vergonha em ser madeirense, porque a A. tem razão. Não é por causa de um gajo que vou deixar de ter orgulho na minha terrinha..

5 comments:

  1. Não fazia ideia que eras assim tão contra o AJJ. O que não quer dizer que achasse que pensavas igual a ele e fazias uma vénia a tudo o que o senhor diz :)
    Gostei deste post.

    ReplyDelete
  2. [[[[[patxocas]]]]]
    Não há-de durar para sempre aquele senhor, não é?

    ReplyDelete
  3. patxocas, fiquei tão contente e alivida com este post. Com todos os madeirenses que conheço, já aprendi a não falar de futebol, religião ou AJJ. Isto porque já fui surpreendida por verdadeiros ataques de fúria pró-AJJ por parte de pessoas que acreditava serem mais esclarecidas. Por outro lado, não conhecendo a Madeira (só Porto Santo), não me sinto muito à vontade para comentar assuntos da ilha, o que é um contra-senso, porque afinal a Madeira é Portugal e os assuntos são meus também. Obrigada por este post. E haja esperança.

    ReplyDelete
  4. Só queria acrescentar uma coisa que tu já sabes: não tens nada que ter vergonha em ser madeirense.

    ReplyDelete
  5. Gostei muito do teu post. O facto de seres madeirense não implica que tenhas de aceitar tudo o que o senhor diz e muito particularmente a forma como o faz. Dou-te os parabéns pela lucidez. A maior parte das pessoas não consegue separar as águas e acha que quando se critica o AJJ, criticam-se também os madeirenses. Já tive uma guerra no meu blogue por ter dito que ele era mal-educado e grosseiro. Concordo com a Ana, não tens de ter vergonha de ser madeirense. Bjs

    ReplyDelete